A moda está na moda! Não apenas roupas, não apenas tendências fáceis de mastigar e deglutir, não apenas modelos brasileiras internacionalmente reconhecidas. O universo da moda está cada vez mais em voga para a sociedade, o jornalismo de moda, os blogs, a informação de moda chega muito mais rápido para o consumidor final (e, diga-se de passagem, muito antes das coleções aterrissarem nas araras das lojas, ou da próxima estação dar o ar da graça). 

Anna Wintour, Leighton Meester, Jessica Alba, Giovanna Battaglia e Carine Roitfeld - seleto grupo na primeira fila da Chanel

Nesta dinâmica, os mistérios e barreiras das semanas de moda, de acesso restrito a um seleto grupo de jornalistas especializados e formadores de opinião, têm sido relativizados, permitindo ao público um maior acesso à informação, muitas vezes em tempo real! 

O mesmo desfile da Chanel em vídeo no youtube, podendo ser visualizado por milhares de pessoas – os internautas assistindo da “primeira fila”.

Assim, as tendências para apresentação de uma coleção de moda ao consumidor apontam para a comunicabilidade: temporadas de moda mais acessíveis, permitindo maior comunicação entre marcas/estilistas e o público. E foi seguindo esta tendência de comunicação, de democratização da informação de moda, que a gerente de mkt do shopping Barra (Salvador-BA), Karina Brito, em coletiva de imprensa realizada ontem, apresentou o novo formato do próximo Barra Fashion. O Barra Fashion Mall, dentre outras novidades, trará a fashion week para os corredores do shopping Barra.

Karina Brito em coletiva de imprensa do Barra Fashion Mall (BA)

O shopping Cidade Jardim (SP) já vem apostando nesse formato inovador e democrático dos trunk shows (desfiles menos “conceituais”), quando, em 2009, em comemoração ao aniversário de um ano do shopping, ocorreu a primeira edição do “Fashion Day” – dia em que os corredores do shopping se transformam em passarelas. 

Fashion Day no shopping Cidade Jardim (SP) - até as escadas rolantes viram passarelas

Outra abordagem que tem se apresentado como tendência nas fashion weeks é  harmonizar informação e formação, agregando outros eventos (que não se restringem aos desfiles) às semanas de moda. Neste contexto, palestras e exposições de temas convergentes completam o pacote. Esse já é um projeto para a SPFW do próximo ano, que vai misturar “as várias expressões artísticas” (arte, arquitetura, design e moda) em eventos que ocorrerão simultaneamente aos desfiles, no Parque do Ibirapuera. 

Pavilhão da Bienal e Oca serão palco de grandes eventos durante a SPFW

O Barra Fashion Mall vai apostar nessas diversas frentes de tendências – trunk shows pelos corredores, palestras sobre moda e arte, e exposição de fotos integram o seu circuito de moda. Querem mais? A participação de blogueiras de moda na cobertura do BF Mall só afirma ainda mais a postura antenada do evento. Agregar tanta novidade num só evento promete movimentar a moda baiana! 

Blogueiras: fashion weeks sob diversos olhares

De 21 a 26 de setembro, estarei lá com estas blogueiras baianas para acompanhar a novidade de perto – e caçar tendências, é claro! ;o)

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comentários
  1. Lays disse:

    Ai, arrasou!
    Amo seus posts!
    E olha eu alii, Brasil!! 😀

    Caçaremos tendências juntas, gêmeaaaa!

    beijo

  2. […] This post was mentioned on Twitter by CaçadoraDeTendências, CaçadoraDeTendências. CaçadoraDeTendências said: O novo formato das fashion weeks, no blog: http://bit.ly/9UKTVg […]

  3. Mary disse:

    Adorei esse poste sobre o novo formato das semanas de moda. Eu já tinha ouvido falar sobre essa do Barra e tbm tá tendo o MMI no iguatemi né? parece que tbm vai ser bom.
    bjss

  4. Dani Freitas disse:

    Delícia, né? Bom saber que a cada dia teremos mais surpresa nos espetáculos de moda! Sim, porque agora não se tratam apenas de desfiles, e sim verdadeiros shows!
    Espero poder te encontrar, minha flor!
    Beijos

  5. Claudia disse:

    Olá concordo com que disse, moda não é apenas consumo por consumo…
    Me visite e deixe sua opinião.
    http://www.claudilicearagao.blogspot.com

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