Sobre as tendências das Fashion Weeks

Publicado: junho 7, 2010 em Desfiles
Tags:

Ainda esta semana sai o post com as tendências do Fashion Rio verão 2010/ 2011.

Por que não é vapt vupt?

Seguinte: as análises de tendências das semanas de moda levam em consideração uma série de fatores. Além da análise perpassar todos os desfiles e todos os looks, fazer referências cruzadas, preencher planilhas, tabular dados, ainda é preciso contextualizar a moda. Olhar para a frente, mas também olhar pra trás, verificar se determinada peça-chave já não foi tendência da última edição da mesma fashion week, se a peça figurinha-carimbada não mudou de conceito com algum truque de styling diferente, enfim, observar não só roupas, mas conceitos.

E vamos combinar que agasalho no inverno e roupas leves no verão não são “tendência”, né minha gente? Daí porque para que um couro ou um tricô virem tendências para o inverno, ou roupas brancas sejam “a” tendência do verão, é preciso que estes apareçam muito, mas muuuito mais do que uma peça nova que a gente não está acostumada a ver todo-dia. É preciso ter overdose (e contexto! Sempre a análise plural)!

E por que estas explicações todas?

Porque eu estou lendo por aí muita gente boa apontando pseudo-tendências baseadas apenas no “olhômetro”, ou porque a peça é nova (mas apareceu em apenas um desfile), ou porque apareceu demais (mas é figurinha carimbada), ou outros tantos motivos. Tem fashionista que aponta tendências antes mesmo da temporada acabar!

I´m so sorry, mas qualquer afirmação precipitada sobre tendências pode parecer um tanto temerária.

Por isso estou pesquisando, analisando e fundamentando tudo para poder apresentar uma listinha boa pra vcs.

 Já já sai do forno! ;o)

Bjs

Anúncios
comentários
  1. Aline disse:

    Que ótimo esse seu post. adoro ver gente lúcida e esclarecida falando sobre tendências, porque o que mais tem é “achismos” por aí. fica a dica, né? bjs

  2. Lud disse:

    Nossa, parabéns pelo post. Realmente, esse é o trabalho de quem trabalha com moda, de quem expõe as opiniões com um olhar totalmente profissional.
    Eu, como mera consumidora e admiradora da moda, não afirmo nada…digo apenas o que gosto ou o que não gosto e repasso as informações que acho válidas (e seguras!). =)
    No mais, adoro o blog. Parabéns mais uma vez.
    Bjo.

  3. Lucky disse:

    Que bom meninas! Ainda estou aprendendo muito sobre tendências e o blog nada mais é do que o meu laboratório! Mas desde que o criei tenho pesquisado bastante para não sair por aí falando besteira (o que é eventualmente inevitável para quem está começando). 😉
    Thanks pela força!
    Bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s