A alta-costura sempre esteve associada à “ditadura da moda”, quando a supremacia dos costureiros de luxo ditava o que era moda e o que não era, o que podia ou não podia usar, o in e o out! Porém, mesmo num período de aparente democracia da moda, as temporadas de alta-costura ainda exercem forte influência sobre o que as pessoas tenderão a usar na próxima temporada, o que servirá de inspiração para o mundo, e, por fim, o que vai para o nosso guarda-roupa mesmo que adquirido numa fast-fashion da esquina.

Vamos então à listinha preciosa de tendências da haute couture:

1. Esferas (apareceram tb no SPFW!)

Não é tacha, não é bordado.. é uma pedraria esférica aplicada à roupa/acessórios! É estranho, é peculiar, mas tá todo mundo desfilando esferas por aí! (clica pra ver maior)

2. Macacão de festa

Coisa mais absurda de linda os macacões festivos, em especial os brilhantes de Givenchy. Pra arrasar e ousar em grandes eventos!

3. Segunda-pele bordada com pedraria (também no SPFW)

4. Tailleur com bermudinha

Bombou demais no desfile da Chanel, de todas as cores, de todas as texturas, de todos os jeitos.

5. Ankle boots curtinhas (tendência Fashion Rio)

6. Bota branca

Esboçou o ar da graça no Jean Paul Gaultier, e floriu a passarela da Dior. Fato é que bota branca sempre foi um tabu, em especial pra nossa musa Glorinha Kalil.  Mas se ela começou a aparecer, é sinal de que pode voltar a ser assimilada e.. usada! Foi assim com as ombreiras, provavelmente será assim com a bota branca. E viva o paquitismo!

7.  Guerrilha (ampliando a tendência militarismo do SPFW)

Em Paris deu de tudo: militar, combatente ferida, guerreira espacial, faroeste, cangaceira e armaduras em geral.

8. Meias decoradas (tendência Fashion Rio/ SPFW)

Tendência-mundo, na verdade. Vai bombar!

9. Futurismo

10. Tropicalismo

Os Lilian Paccers já batizaram a passarela de Gaultier desta temporada de “Cangaço Chic”! Mas não é só isso: há cangaço, há bananeira, há Carmem Miranda (também na Givenchy), e há acessórios rústicos de palha, franjas de camurça, tamancos, bem juninos na coleção de Primavera Ready-to-wear da Miu-miu, Manolo Blahnick, da própria Chanel, Missoni, Raulph Lauren, LV, Stella McCartney dentre outros tantos que apostaram na tendência tropicaliente.

–> Bônus: Esmalte prata cromado

Porque já é tradição os esmaltes chanel influenciarem a cor do seu próximo vidrinho da Big Universo! Para aderir à tendência antes: ótimo post do [F]utilidade Feminina de um prata cromado DIY.

Referências e imagens:

Style, FashionisingLilian Pacce, Petiscos

Anúncios
comentários
  1. […] alta costura, principalmente na Chanel (vide a última coleção de primavera onde a aposta foi no tailleur com bermudinha). Mas desta vez, além da própria Chanel encabeçar a lista, outros estilistas embarcaram na […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s