2010: o ano do Turquesa?

Publicado: dezembro 25, 2009 em Cores
Tags:, ,

O Instituto Pantone, referência internacional em pesquisa e identificação de tendência de cores, através do seu “sistema” Fashion & Home (que eles chamam Pantone Fashion & Home Color System), anunciou a cor que vai inspirar 2010: o turquesa!

Que o turquesa vai pegar nesse verão dos trópicos, é fato. Mas isso não é tendência.. é, digamos, estilo de vida! Turquesa, branco, dourados são naturalmente associados às cores do verão. A dúvida é: será que essa cor vai ultrapassar a temporada de sol e se consolidar como referência de cor do ano, ao  final de 2010?

Basta observar que a cor eleita pelo mesmo instituto para o presente ano de 2009 foi o amarelo “mimosa”. Todavia, o que mais marcou foi o nude – tanto no Brasil, quanto lá fora, tanto nas passarelas, como fora delas, tanto nas roupas, quanto nos acessórios, sapatos, make.

A cor nude marcou presença em 2009, e nem sinal do amarelo mimosa inicialmente previsto!

Com esse contraste entre previsão e mundo-real, também não é certo que o turquesa será a vontade de todo mundo em 2010. E se 2009 foi um ano de conseqüências de crise, um ano em que não só o Lacroix pediu falência, como outras tantas grandes marcas entraram em recessão (Luella, Versace, Yohji Yamamoto, Cavalli…), o nude foi a vontade de vestir “nada” – o minimalismo do glamour, a “não-cor” que trazia a elegância de um ano sem excessos. E se há previsões de melhorias para 2010, também não dá pra se falar em clímax do ciclo econômico! É tempo de recuperação, de ascensão, o que acarreta certos cuidados, ainda não se pode beirar o exagero! E o turquesa traz essa idéia de tranquilidade, de praia, de férias, de vida ganha! O que não necessariamente condiz com a atmosfera ainda austera em que vivemos…

Se eu fosse dar um palpite, eu chutaria uma cor mais forte para 2010 – fazendo um contraponto ao nude (lembrem que é tempo de recuperação!), mas não tão despreocupada quanto o turquesa. Eu ficaria entre o vermelho escuro e o laranja, que é uma cor estimulante, de movimentação, de criatividade, de lutar e seguir em frente!

De qualquer forma, o turquesa JÁ É tendência nos desfiles internacionais de Primavera 2010 (ainda que não resulte em cor do ano). Clica na foto abaixo pra ver em tamanho [su]real:

E vida longa ao blog, para que ao final de 2010 possamos conferir qual foi realmente a cor do ano. Vamos fazer um bolão? ;o)

Anúncios
comentários
  1. Dani Freitas disse:

    Sou apaixonada por esta cor!!!!
    Comprei uma sapatilha turquesa fluo que é a coisa mais fofa!!! Adorei este post!!!
    Beijo!

  2. […] 26, 2010 in Desfiles 1.  Vermelho aberto (Cadê o turquesa?! […]

  3. […] O azul Klein (que em posts passados eu mencionava como “anil”, e agora aprendi o nome dessa cor maravilhosa e patenteada!) vai bombar demais! Tá quase dominando nas fashion weeks! Porque a gente já suspeitava desde o princípio que 2010, definitivamente, não será o ano do turquesa! […]

  4. […] vermelho mais profundo e dramático (minha aposta de cor do ano). Nanette […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s